sexta-feira, 6 de março de 2009

Os meus meninos são ..... Glosters

Enfim a minha (re)aprendizagem na criação de canários continua a decorrer a um ritmo que esperava ser mais calmo.
Finalmente percebi de que "marca" é o meu casal de canários, são Glosters!
E denotam alguma qualidade genética, se conseguir chegar a bom termo com a criação logo vermos o que sai.
Está-me a dar um grato prazer voltar a estas novas lides.
No entanto, nos últimos dias de Fevereiro comecei a notar um comportamento algo estranho do Gloster macho, comecei a ouvir uma respiração algo ruidosa, e alguma instabilidade na ave. Caia durante a noite do poleiro e deixou de tomar banho, dando assim indícios de estar a fermentar uma doença que podia ou não ser grave ....
No dia 4 de Março decidi recolher os duas aves num quarto da casa que se encontra vazio, coloquei um aquecedor e elevei a temperatura aos 25ºC, comecei a administrar vitamina B e AD3EC , continuei com as verduras, couve, cenoura, pêro, e coloquei uma única vez 2 gotas de cidra de maçã, e diminui a ração de sementes gordas, as pretas, aumentando a alpista, e porque fiz eu tal coisa, bem depois de ler muito sobre o assunto, nomeadamente a consulta de muita informação existente na Internet, e de conversar com outros criadores conclui que a doença poderia ter origem excesso de sementes gordas e tal situação estar a afectar o fígado da ave.
Recordando o que via quando trocava as sementes nos comedouros conclui que ele comia golosamente as sementes gordas.
Ainda não estou seguro de que esteja fora de perigo, mas mais uma noite se vai suceder e, se a ave estiver no poleiro a dormir quando a for ver antes de me deitar concluirei de que está em franca recuperação.
Fico grato a todos aqueles que têm criado informação na Internet sobre a criação de canários, informação essa que tem proporcionado uma absorção de conhecimentos que muito me ajudou a perceber como deveria lidar com esta situação aqui descrita.
Fiquem bem.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial