segunda-feira, 6 de abril de 2009

Alimentação dos meus Glosters

Aprendi muito, infelizmente, com todo o problema causado pela inexperiência na criação de Glosters. è uma verdade que é com os erros que se aprende e melhoram as técnicas nos eu sentido lato. Mas, foi com algum pesar que após a morte do Gloster Consort, e durante o tempo em que o consegui manter vivo, que aprendi o que deveria fazer para que o mesmo não acontece-se a novos exemplares.
Penso, pelo que li, que cometi um grave erro na escolha da alimentação que comprei para os canários, mistura para canários contendo todo o tipo de sementes negras, ou seja, das mais gordas.
Essa alimentação aliada á falta de dosagem de um anti-gordura do fígado, caso do "vinagre de maçã" ou "colina", foi fatal para o Gloster macho.
Depois de ler imenso sobre o assunto em causa, e já com uma dieta de alpista, tratamento com vitaminas, etc., ainda durou cerca de um mês.
Substituído por um Corona, elaborei um "plano de alimentação" baseado no que li, e que com o decorrer dos dias vem sendo actualizado através dos conhecimentos práticos que vou adquirindo, penso que nunca se estabelecerá um definitivo.

Alimentação como poderão ver tem por base a alpista e aveia em comedouros separados, de dois em dois dias é lhe dada noutro outro comedouro mistura de sementes, em separado papa fortificante, fora da criação, e papa cria na época da criação.

Duas vezes por semana 20 a 25 gotas de "colina" como tonificante para as gorduras do fígado.

Maçã, verduras diversa, desde couve com e sem grelo, urtigas, serralhas, coentros, etc, tudo faz parte da alimentação dos meus canários, um comedouro pequeno com alho e cebola de conserva é outro dos alimentos que lhes dou, o alho e a cebola são bons para o coração e para os problemas respiratórios, assim como um desparazitante, assim como os coentros.

Fiquem bem